We are Screwed!

Download PDF

Este jogo eu desenvolvi durante a Global Game Jam 2015 mas não submeti pois já estava participando de outro jogo, além de não ter conseguido playtestar no evento. É um jogo de cartas e usa o tema da Jam: “What do we do now?”. Pode ser jogado em grupos de 3 ou mais jogadores e leva em torno de 30 minutos.
Neste jogo, os jogadores são um grupo de aventureiros que chegaram a um ponto da aventura em que estão tão ferrados que a morte é iminente. Cada um então decidirá o que fazer e tentará resolver os problemas com muita criatividade e jogo de cintura.

Você precisará imprimir 4 folhas, e recortar as cartas. Você então formará para o jogo um baralho de Infortúnio (18 cartas), um baralho de Equipamento (18 cartas), e um baralho de Profissões (18 cartas). Cada novo jogo provavelmente você irá querer reimprimir algumas cartas (duas folhas), mas poderá usar o mesmo baralho de Infortúnio.

Preparação

Após todas cartas recortadas, embaralhe o baralho de Infortúnio e coloque no centro da mesa. Cada jogador então pega uma carta de Equipamento, uma de Profissão, uma caneta (ou lápis) e escreve uma carta para o jogador da esquerda, e outra pro jogador da direita. Após todos terem feitos suas cartas dê cada carta voltada para baixo para um dos jogadores. Então cada um seguindo em sentido horário, fala o que é e quais itens que possui. Pode inventar uma história se quiser para o item e para a sua profissão (algo bem breve).

Criando Cartas

Existem dois tipos de cartas para ser criadas: Equipamento e Profissão. Cartas de equipamento devem ter título, uma ilustração (não precisa ser boa!) e qual o tipo do equipamento (Que pode ser só uma palavra que descreva sua função, como “Arma” ou “Utensílio de Cozinha”). Enquanto a profissão precisa ter título e descrição.
Claro que como este é um jogo de contar história (leia­se: Jogo de inventar desculpas), não importa muito as descrições, mas elas são importantes para ajudar o jogador a pensar. Por isso, é legal fazer uma descrição bem zoada e sem se preocupar.

A Rodada

Etapa 1: Problemas a Frente

O jogo se divide em rodadas. Cada turno é escolhido um jogador pra começar, e este deverá primeiro abrir no centro da mesa uma carta de Infortúnio para cada jogador na mesa.

Estas cartas ficarão no centro da mesa até o final da rodada. Todos então devem olhar e pensar bem nesta situação em que o grupo está agora, pegar uma carta de Equipamento e uma de Profissão, escrever elas e virar de cabeça pra baixo no centro da mesa. O primeiro jogador então pega todas as cartas criadas, embaralha e redistribui aos jogadores da mesa.

Etapa 2: Explicando seus Planos

Cada jogador, começando com o primeiro jogador, deve então deixar na sua frente as duas cartas ganhas e mais as cartas de outras rodadas. Ele então deve escolher duas destas cartas e contar o que ele vai fazer pra solucionar pelo menos um dos problemas do centro da mesa. Se ele conseguir, ele pode contar uma história na qual ele conseguiria resolver todos. Ele necessariamente precisa usar pelo menos 2 cartas que estejam na sua frente.

Etapa 3: A Execução

Após todos terem contado suas histórias, o primeiro jogador deverá pegar cada carta de Infortúnio e perguntar para todos: “Quem melhor resolveu este infortúnio?”. Cada um então imediatamente deve apontar para o jogador que contou a melhor história ou a mais óbvia para resolver o problema. O primeiro jogador não pode votar, mas ele terá o voto de minerva caso dê empate. Ninguém pode votar na sua própria história. O jogador escolhido pela maioria então ganhará na sua frente a Carta de Infortúnio. Toda carta de infortúnio possui um número em cima, que representa o número de pontos que o jogador ganhou.

Etapa 4: Retalhação

Cada jogador então deverá escolher uma carta da sua mesa para descartar. Você ganhará 1 ponto fazendo isso, ou 2 pontos caso esta carta foi usada na sua história desta rodada. Caso algum dos Infortúnios não tenha sido resolvido por nenhum jogador (ou seja, nenhum tentou resolver na sua história) todos devem descartar mais uma carta da sua mesa, e o Infortúnio permanecerá junto com mais três cartas que virão na próxima rodada.

Fim do Jogo

O jogo termina quando todas cartas de Infortúnios acabaram ou quando alguém gritar: ”Cansei dessa merda!”. Dai todos devem contar seus pontos. O que tiver mais pontos então deverá contar o que aconteceu com cada personagem no final de suas aventuras. Seja o que cada um fez quando se aposentou ou simplesmente como ele morreu (provavelmente uma morte terrível e bem dolorosa).