Guerra dos Trocos

Guerra dos Trocos
| versão 0.3

Este é um jogo de guerra que você só precisará de moedas e um cartão. A proposta do jogo é dar oportunidade para se jogar um wargame em qualquer lugar.
Para jogar, você e seu amigo só precisarão de moedas (aquele monte de troco que só fica pesando no seu bolso) e um cartão (qualquer cartão: de credito, da escola, do ônibus, do clube de peteca, etc).


AS TROPAS

Cada tipo de moeda representa um tipo de tropa: Infantaria leve, Infantaria pesada, Arqueria, Cavalaria e Tropa Especial. Cada uma destas tropas possui um efeito diferente e é representada com um valor de moeda diferente (5, 10, 25,.50 centavos e 1 real).

Infantaria Leve (moeda de 5 centavos) : Estas são as tropas mais rasas. A infantaria leve se movimenta com 1C e ataca com poder 1.

Infantaria Pesada (moeda de 10 centavos) : Fortes soldados armados com espadas e machados. A infantaria pesada se movimenta com 1C e ataca com poder 2.

Arqueria (moeda de 25 centavos) : Estas tropas podem atacar em uma longa distância. A arquearia se movimenta com 1C e ataca com poder 2 em uma distância de 1L.

Cavalaria (moeda de 50 centavos) : Cavaleiros montados em cavalos de guerra. A cavalaria se
movimenta com 2C e ataca com poder 3.

Tropa Especial (moeda de 1 real) : Esta tropa pode ser qualquer tropa diferente do comum. Umatropa de soldados de elite, um olifante, um gigante, um tanque de guerra, etc. A tropa especial se movimenta com 1L e ataca com poder 4 (mas pode ser diferente, veja nas regras avançadas).

PREPARAÇÃO

Para montar o seu exercito ambos os lados devem ter o mesmo valor em reais. Uma batalha comum pode ser usado de 2 a 6 reais.
Para começar a batalha, os jogadores escolhem Cara ou Coroa e posicionam as suas tropas na face escolhida (é a maneira para diferenciar tropas). Cada um deve ficar com uma moeda separada na mão pois essa será a moeda para testes e não é considerada uma tropa (pode ser qualquer moeda).
A mesa de jogo será dividida em 3 faixas imaginárias e cada jogador deve colocar em uma extremidade suas tropas como quiser. A superfície não precisa necessariamente estar limpa.
Obstáculos no caminho podem tornar o jogo ainda mais interessante.

O JOGO

O jogo se divide em etapas: Movimentação e Ação. Em cada etapa os jogadores acionam até 3 tropas que quiser (mas pode mover mais se tiverem em formação, veja adiante).
Para se movimentar, use o cartão para medir. 1C significa que a moeda pode se movimentar a uma distância igual ao lado mais Curto do cartão (a altura), enquanto 1L significa que a moeda pode se movimentar a uma distância igual ao lado mais Longo do cartão (Largura). Coloque o cartão na mesa com o lado indicado e encoste uma das pontas na moeda. Segure o cartão no local e tire a moeda de onde está e posicione na outra ponta do cartão (lembrando que é necessário que ela esteja encostando no cartão). Depois que os jogadores movimentaram as tropas, entra a etapa de Ação.
A etapa de ação então é dividida em 3 fases: Combate Corporal, Combate a Distância e Especial. Na fase de combate corporal, cada moeda que esteja em contato com uma moeda inimiga deve resolver o combate. Cada jogador joga a sua moeda reserva uma vez para cada ponto de poder da tropa. Cada vez que cair uma face igual a seu lado (cara ou coroa), você conseguiu 1 HIT.
A tropa que conseguir mais HITS ganha o embate e a moeda do oponente deve ser retirada. Se nenhum dos lados conseguir HIT, as moedas permanecem. Se os dois conseguirem a mesma
quantidade de HITS, as tropas permanecem na mesa. A fase de combate a distância deve ser resolvida cada jogador de uma vez. Cada um escolhe
os arqueiros que quer usar e um alvo que esteja na distância de ataque. Este ataque pode ignorar tropas no caminho e obstáculos baixos (deve ser decidido que tipo de obstáculo da mesa pode
obstruir um ataque à distância. Os jogadores então jogam suas moedas como se fosse um ataque
corporal. A diferença é que só o defensor pode morrer.
E finalmente, a fase do especial funciona apenas se está sendo usada as regras avançadas.
Nesta etapa, cada jogador pode escolher um especial de um de seus heróis em campo ou de uma tropa especial.

VITÓRIA

O jogo segue assim até que um dos lados se renda ou se um dos lados estiver sem peças.

Existem 3 níveis de vitória:

Vitória Comum : É quando o oponente se rende e seus pontos totais (custo em reais das moedas na mesa) são iguais ou maiores que a metade dos pontos totais do vencedor.

Vitória Sangrenta : É quando o oponente se rende e seus pontos totais (custo em reais das moedas na mesa) são menores que a metade dos pontos totais do vencedor.

Aniquilação Total : É quando não restou nenhuma tropa inimiga.

Outra regra possível, é a de Área de Controle. Antes de começar o jogo, os jogadores podem
decidir áreas da mesa para serem áreas de controle. Escolha um número impar destas áreas, e se em algum momento um dos lados conseguir conquistas mais que a metade das áreas de controle (tendo pelo menos uma tropa no local), ela ganha o jogo.

REGRAS AVANÇADAS: HERÓIS DE GUERRA

Você pode possuir em uma tropa um herói de guerra. Este herói será representado por uma moeda de 1 centavo colocada sobre uma outra tropa. Se a tropa for derrotada, o herói permanece na mesa e poderá lutar como uma infantaria leve. O herói permite realizar uma manobra especial na fase de combate especial. No inicio do jogo, cada jogador deve decidir qual tipo de manobra seus heróis darão:

Tático: Pode mover a tropa 1C.

Violento: Pode fazer um ataque corporal extra.

Defensivo: No próximo turno se for derrotado por 1 HIT pode rolar mais uma moeda para não ser
destruído. Os dois jogadores devem ter a mesma quantidade de Heróis e eles não contam no valor total
do exercito.

REGRAS AVANÇADAS: TROPAS ESPECIAIS

Você pode personalizar suas tropas com a temática que quiser. Em regras, você pode altera o efeito das Tropas Especiais. Você pode escolher um destes tipos de tropas especiais:

Tropa Especial Pesada: Esta tropa se foca em combate corporal pesado. Se movimenta com 1L e ataca corporalmente com poder 4.

Tropa Especial Resistente: Esta tropa se foca em combate corporal pesado. Se movimenta com 1L e ataca corporalmente com poder 3. Mas se perder o combate pode seguir lutando até perder mais uma vez.

Tropa Especial de Distância: Esta tropa se foca em combate a distância. Se movimenta com 1L e ataca a distância com poder 2.

Tropa Especial Tática: Esta tropa se foca movimentação. Se movimenta com 2L e ataca a com poder 3.

REGRAS AVANÇADAS: MOEDAS ANTIGAS

Ainda está em circulação algumas moedas antigas. Elas não são muito boas para o jogo, pois em uma das faces (sem o número) ela é igual as outras, só diferenciando pelo tamanho. Mas mesmo assim, você pode criar regras diferentes para o uso delas, ou usá-las como heróis (visto a dificuldade de encontrar moedas de 1 centavo hoje em dia).